Três Perguntas para Mágico Logan


Três Perguntas para Mágico Logan />

01/11/2017

Blog BMagic

1)    A MÁGICA QUÍMICA É BEM ESPECÍFICA NA ARTE MÁGICA. COMO ELA SURGIU E DE QUE CONSISTEM OS EFEITOS?

Um marco exato para o surgimento da mágica química nós não conseguimos encontrar, mas ao longo da história da humanidade, após o surgimento da mágica no Egito (2000 a.C.), identificamos em diversos registros a realização de efeitos químicos (reações químicas). Esses efeitos tinham como o objetivo a demonstração de "poder" aos leigos (população em geral) em forma de mágica, encantamento, principalmente em números como: troca de cores de líquidos, surgimento e manipulação de fogo e fumaças que traziam as almas dos mortos. Como exemplo da ligação entre mágica e efeitos químicos, a palavra ABRACADABRA tem sua origem com os alquimistas (químicos) da Idade Média e servia como um amuleto de proteção para que a tivesse escrita em um triângulo de madeira. Em um período mais recente, temos a magia química sendo utilizada como instrumento de comunicação nas guerras - esteganografia, as mensagens escondidas. No Brasil a mágica química se estabeleceu no século passado com a obra Magia Química de Cahuê Filho, porém, diante da legislação mundial atual quanto aos produtos químicos, o livro perdeu sua aplicabilidade. Foi aí que em 2012 o nosso querido e mestre Mágico Karpes me convidou para reformular toda essa questão da mágica química no Brasil, adaptando grandes clássicos e criando novos efeitos. Para a nossa surpresa, o resultado desse trabalho de pesquisa deixou o Brasil em destaque quanto a essa categoria na arte mágica, com um material audiovisual específico produzido pela empresa BMagic, sendo esse um dos pouquíssimos ou o único material 100% voltado para mágica química no mundo.

2)    DE QUE MANEIRA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA INFLUENCIOU PARA A ESCOLHA DA MÁGICA QUÍMICA?

Sou formado em Biologia e Química, e sempre atuei como professor. Os estudantes no início eram meus instrumentos de treino, se um número passasse bem por eles eu levava para os shows. Durante as aulas de Química eu procurava primeiro encantar o grupo para depois entrar com as explicações acadêmicas, claro, sem revelar a mágica e sim os princípios químicos apenas.

3)    QUAIS SÃO SEUS MÁGICOS DE REFERÊNCIA PARA A CRIAÇÃO DOS EFEITOS?

Sou fã de TODOS os mágicos, quem convive comigo sabe. Mas como todos tenho algumas referências - Cyril Takayama e Philip Blue, foram e são minhas principais influências. Acho magnifica a criatividade  desses dois em transformar truques em mágica de verdade. No início dos meus estudos eu assistia muitos vídeos deles para tentar entender quais caminhos eles percorriam para apresentarem de maneira ímpar números tão simples para nós. - Daba, Mister Jack (meu professor), Alisson de Souza e Roberto Montanha, na maneira divertida e interativa de apresentar um show. Visualizo os nossos shows e imagino se um determinado efeito teria impacto dentro desse estilo de apresentação. -Karpes, Ozcar Zancopé, Daniel Fazzio, Wesley Franco (W Mental), os saudosos Dossell e Mister Basart, na questão de conhecimentos diversos. Isso é essencial na hora de elaborar as rotinas. Mágico Crispim: as mãos desse rapaz têm vida própria quando falamos de manipulação de objetos pequenos. Ele faz com uma maestria e simplicidade que encanta qualquer um, sem falar na aplicação da técnica de Desvio de Atenção dele. Como eu disse, sou fã de TODOS os mágicos, mas esses tenho sempre em mente.

Logan ilusionismo interativo. Saiba mais em: https://www.facebook.com/magicologan

Quer fazer perguntas para o mágico Logan? Deixe nos cometários.